Nosso objetivo é disponibilizar materiais, estudos e artigos da Fé Reformada.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Fé Salvadora (Confissão de Fé de Westminster)

Fé Salvadora (Confissão de Fé de Westminster)

O que é fé?

Existem tipos de fé? Como entender essa questão?

A fé é um elemento indispensável à vida humana. Podemos dizer que todo o homem tem seus pressupostos, no qual, nada mais são do que uma confiança preliminar em algo.

Creio que todos já ouviram as expressões: “Tenha fé que vai dar tudo certo”; “bota fé que vai...”. Todas essas expressões são utilizadas para incentivar e motivar alguém para alguma coisa. No entanto, a fé bíblica é algo muito além, muito mais intenso do que um sentimento ou expressão motivacional. A fé é algo sobrenatural, porém, não exclui o racional, conforme o Rm. 10.7 “Portanto, a fé, vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo”. Ela não está desassociada do conhecimento, é um erro pensar assim, uma vez que, o conhecimento das Escrituras gera a fé “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mateus 22.29).

A fé na qual está em questão é algo que produz crescimento, pois, ela é operosa e aquele que experimenta a fé genuína é conduzido a sair do marasmo de si mesmo para a realização da obra em Cristo Jesus.

Não se pode ter a idéia que fé é uma só, pois existem vários tipos de fé no contexto geral, conforme observamos abaixo:

Quais são os tipos de Fé?

1) Fé histórica ou Especulativa

Ela é caracterizada pela crença intelectual na veracidade de um acontecimento tido como histórico. (Vide Jo. 3.2; At. 26.24-27;Tg. 2.19)

2) Fé Temporal

Este tipo de fé é decorrente da consciência da realidade das verdades religiosas. Num primeiro momento, ela manifesta frutos semelhantes a fé salvadora; todavia, por ela não proceder de um coração regenerado, é ineficaz e não permanece; falta-lhe raiz. (Mt. 13. 20-21).

Ela tem uma característica voltada para emoção (vd. Jo. 2.23-25; At.8:13; 18-24; 2Tm 4.10; 1Jo 2:19).

3) Fé Milagrosa

É caracterizada pela persuasão intelectual de que eu serei o instrumento ou o beneficiário de um milagre. Dessa conceituação podemos distinguir esta fé em dois tipos:

3.1) Ativa – É a certeza de que Deus operará um milagre através de mim (Mt. 7:21-23; 10.1; 17.20).

3.2) É a convicção de que Deus operará um milagre em mim (Mt. 8.10-13; Lc 17.11-19; At. 14.8-10). Esta fé pode estar acompanhada da fé salvadora, porém não necessariamente.

Nota: Observemos que Deus é soberano para agir como ele quiser; inclusive capacitando os homens para serem seus agentes ou beneficiários de milagres; por isso, não nos iludamos como os “sinais” alegados por tantos pregadores.

4) Fé Salvadora

A fé salvadora é aquela que é produzida em nós pelo próprio Deus. Ele é o autor da fé. Não podemos produzir essa fé a não ser que seja pela ação e operosidade do Espírito Santo. Chamamos a fé salvadora de “fé genuína”, porque é dom de Deus. É uma graça, uma dádiva em nossas vidas, através, do qual somos habilitados a receber a Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador e a crer em todas as promessas do Deus Triúno, conforme estão registradas nas Escrituras.

Definição de Fé, segundo o Catecismo Menor de Westminster (1647).

“Fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora, pela qual, o recebemos e confiamos só nele para a salvação, como ele nos é oferecido no Evangelho”.

Elementos da Fé:

1) Elemento Intelectual – Caracteriza-se pela convicção racional de que aquilo que a Palavra diz é verdade, porque faz sentido. A razão não é desprezada em nossa relação com Deus. O Conhecimento das realidades espirituais passa por nossa mente. (Jo. 3.31-14; At. 10.43; 11.13-14;

2) Elemento Emocional – Se a fé não é apenas emocional, também, não é somente racional; ela envolve nossa razão e nossas emoções. (Mt. 13.20; At. 8. 5-8)

3) Elemento volitivo – Aqui já não há apenas uma convicção racional e emocional de que Jesus é o Salvador. Há o desejo de coração tocado e transformado pelo Espírito Santo, de receber a Cristo como seu Senhor, entregando-se totalmente a ele.

Assim, podemos dizer que a fé salvadora envolve todos os três elementos. “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Mc. 12:30). A fé Salvadora envolve os três, compondo um ato de entrega sem reservas a Cristo. (Rm. 10.9; Mt. 11.28-29; Jo. 1.12;14.1;16.31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário