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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A Primeira Epístola de Pedro

Autor:

O autor se identifica como sendo "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo" (1.1). O fato de que ele é o apóstolo bem conhecido dos evangelhos e de Atos é confirmado tanto por evidências internas como externas. O autor descreve a si próprio como "testemunha dos sofrimentos de Cristo" (5.1), e existem vários ecos do ensinamento e dos feitos de Jesus na epístola (p.ex. 5.2, 3; Jo 21.15-17). Vários paralelos de pensamentos e frases entre 1 Pedro e os discursos de Pedro em Atos dão ainda apoio adicional à autoria de Pedro (p.ex., 2.7, 8; At 4.10, 11).

O testemunho externo de 1 Pedro, como sendo uma genuína epístola de Pedro é amplo, primitivo, e claro; não existe evidência de que a autoria tivesse sido atribuída a outra pessoa em tempo algum. Além do possível testemunho de 2 Pe 3.1 (nota), Irineu (c. 185 d.C.; Contra Heresias 4.9.2), Tertuliano (c. 160-225 d.C.), Clemente de Alexandria (c. 150-215 d.C.), e Orígenes (c. 185-253 d.C.) todos atribuíram a epístola a Pedro. Até a época de Eusébio (c. 265-339 d.C.) não existiu questionamento da sua autenticidade (História Eclesiástica 3.3.1).

Ainda que os argumentos para a autoria de Pedro sejam fortes, objeções lingüísticas e históricas têm surgido nos últimos dois séculos. Diz-se que o grego de 1 Pedro é refinado demais e muito influenciado pela Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento) para um pescador galileu sem instrução como Pedro (At 4.13). Alega-se que as perseguições citadas na epístola (4.12-19; 5.6-9) refletem uma situação posterior à vida de Pedro.

Nenhuma dessas objeções é conclusiva contra a autoria de Pedro. Em resposta à objeção lingüística, várias asseverações podem ser feitas. A Galiléia do primeiro século era bilíngüe (aramaico e grego), e é provável que um pescador comercial tenha conhecido a linguagem do comércio. A descrição de Pedro e João como sendo "homens iletrados e incultos" em At 4.13 pode se referir somente à sua falta de treinamento formal nas Escrituras. Os trinta anos que se passaram entre os dias de Pedro como pescador, e o tempo em que a epístola foi escrita, representariam ampla oportunidade para que ele melhorasse a sua proficiência no grego. Finalmente, o possível papel de Silvano como seu auxiliar (5.12) poderia ser a razão do estilo mais suave de 1 Pedro, comparando com 2 Pedro.

Com respeito às objeções históricas, os sofrimentos de que Pedro fala, poderiam ser explicados tanto pelo assédio hostil local e esporádico, que era a experiência rotineira dos cristãos primitivos desde os dias dos apóstolos, quanto pela perseguição nos dias de Domiciano (c. 95 d.C.) ou de Trajano (c. 111 d.C.).

Data e Ocasião:

Conforme 5.13, Pedro estava na "Babilônia" quando ele escreveu a epístola. Várias identificações do local têm sido sugeridas, entre elas (a) um posto militar no Egito, (b) a própria antiga cidade da Mesopotâmia, e (c) Roma. Várias evidências apoiam esta última alternativa. Sabe-se que Marcos, que acompanhava Pedro quando ele escreveu esta carta (5.13), estava com Paulo em Roma (Cl 4.10; Fm 24). Roma é muitas vezes vista como sendo a "Babilônia" do livro de Apocalipse (Ap 17.5, 9). Esta interpretação tem sido geralmente aceita desde o século dois. O testemunho uniforme da história da igreja primitiva é de que Pedro estava em Roma no final da sua vida.

Se Roma é o lugar de origem, a epístola deve ter sido escrita entre 60 e 68 d.C.. O primeiro limite é estabelecido pela familiaridade de Pedro com os livros de Efésios e Colossenses (cf. 2.18 com Cl 3.22; e 3.1-6 com Ef 5.22-24), e o segundo limite pela tradição de que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo em Roma, no máximo até 68 d.C..

Enquanto que a introdução (a "Dispersão", 1.1 e nota) e as freqüentes citações e referências ao Antigo Testamento na epístola parecem indicar que os destinatários eram cristãos judeus (assim concorda Calvino), existem indicações mais fortes de que a maioria era de origem pagã. A referência em 1.18, por exemplo, ao "fútil procedimento que vossos pais vos legaram" dificilmente se encaixaria a judeus. Além disso, os pecados relacionados em 4.3 são tipicamente pagãos.

Podemos ver, da carta, que os leitores estavam sofrendo perseguições pela sua fé (1.6, 7; 3.13-17; 4.12-19; 5.8, 9). Mas nada na carta indica perseguição oficial ou legislativa ou requer uma data de composição posterior à década de 60. Os seus sofrimentos eram as tribulações comuns aos cristãos do primeiro século, e incluíam insultos (4.4, 14) e acusações falsas de má conduta (2.12; 3.16). Espancamentos (2.20), ostracismo social, violência esporádica e ações policiais locais podem também ter ocorrido.

Características e Temas:

Pedro escreve para encorajar cristãos perseguidos e confusos e para exortá-los a permanecer firmes na sua fé (5.12). Para este fim ele repetidamente direciona os seus pensamentos às alegrias e glórias de sua herança eterna (1.3-13; 4.13; 5.1, 4) e os instrui sobre o comportamento cristão correto no meio de sofrimento injusto (4.1, 19). Ainda que seja dirigida primariamente aos cristãos perseguidos, os princípios que Pedro ensina se aplicam a todo tipo de sofrimento, não importa a causa, desde que não seja ocasionado pelo próprio pecado. Baseado nesta epístola, Pedro tem sido, com justiça, chamado de "o apóstolo da esperança" (cf. 1.3, 13, 21; 3.15). A exortação central da epístola toda pode ser resumida na frase "crer e observar" (cf. 4.19).

Esboço de 1 Pedro

I. Saudações (1.1, 2)

II. A salvação certa do cristão (1.3-12)

III. As implicações da salvação (1.13—3.12)

A. Santidade pessoal (1.13-16)

B. Temor reverente (1.17-21)

C. Amor mútuo (1.22—2.3)

D. Condição de membro na comunidade espiritual (2.4-10)

E. O cristão e os relacionamentos sociais (2.11—3.12)

1. O mundo em geral (2.11, 12)

2. O estado (2.13-17)

3. O lar (2.18—3.7)

4. Resumo (3.8-12)

IV. O sofrimento e o serviço cristão (3.13—5.11)

A. A benção de sofrer pela justiça (3.13-22)

B. Vivendo para a glória de Deus (4.1-11)

C. Sofrendo como cristão (4.12-19)

D. Humildade e atenção no sofrimento (5.1-11)

1. A liderança fiel e humilde (5.1-4)

2. Humildade e atenção (5.5-9)

3. Promessa de força e vindicação (5.10, 11)

V. Saudações finais (5.12-14)

Mapa da página 1969 em arquivo

Uma Carta aos Cristãos no Exterior.

A primeira epístola de Pedro é endereçada aos "forasteiros da Dispersão, no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia, e Bitínia". Escrevendo de Roma (indicado pelo nome "Babilônia" em 1Pe 5.13), o autor os encoraja a serem fortes na fé enquanto enfrentam as perseguições.

Comportamento Cristão Numa Sociedade Pagã (2.11,12)

Os cristãos sãos exortados a ser...

Porque...

Bons cidadãos (2.13,14)

Os insensatos serão emudecidos (2.15)

Servos submissos (2.18)

Cristo é o nosso exemplo (2.21)

Esposas submissas (3.1)

Alguns maridos descrentes serão alcançados pelo seu bom procedimento (3.1,2)

Maridos dignos (3.7)

Suas orações serão ouvidas (3.7)

Irmãos compassivos (3.8)

Receberão a bençào por herança (3.9)

Fonte: Bíblia de Genebra

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