MANDAMENTOS, O CREDO,
O PAI-NOSSO, O BATISMO, OFÍCIO DAS CHAVES, SANTA CEIA, ORAÇÕES, TÁBUA DOS
DEVERES
Prefácio:
Martinho Lutero, a todos os pastores e pregadores fiéis e
piedosos. Graça, misericórdia e paz em Jesus Cristo, nosso Senhor.
A lamentável e mísera necessidade
experimentada recentemente, quando também eu fui visitador, é que me obrigou e
impulsionou a preparar este catecismo ou doutrina cristã nesta forma breve,
simples e singela. Meu Deus, quanta miséria não vi! O homem comum simplesmente
não sabe nada da doutrina cristã, especialmente nas aldeias. E, infelizmente,
muitos pastores são de todo incompetentes e incapazes para a obra do ensino.
Não obstante, todos pretendem o nome cristãos, estão batizados e fazem uso dos
santos sacramentos. Não sabem nem o Pai-Nosso, nem o Credo, nem os Dez
Mandamentos. Vão vivendo como os brutos e os irracionais suínos. E agora que
veio o evangelho, é que aprenderam bem a abusar magistralmente de toda
liberdade. Ó bispos, como havereis de responder perante Cristo pelo fato de
haverdes negligenciado tão vergonhosamente o povo e por não haverdes jamais
cumprido por um momento o vosso ofício? Que não vos alcance a desgraça! Proibis
uma das espécies e insistís em vossas leis humanas, mas entrementes não vos
tomais de nenhum cuidado sobre se conhecem o Pai-Nosso, o Credo, os Dez
Mandamentos ou qualquer palavra de Deus. Ai de vós eternamente!
Por isso rogo a todos vós, pelo
amor de Deus, meus queridos senhores e irmãos que sois pastores ou pregadores,
que vos devoteis de coração ao vosso ofício, vos apiedeis do povo confiado a
vós e nos ajudeis a inculcar o catecismo às pessoas, tomem estes livrinhos e formas
e leiam-nos, palavra por palavra, ao povo, fazendo que esse repita as palavras
da maneira seguinte:
Em primeiro lugar, tenha o
pregador acima de tudo o cuidado de evitar textos e formas diversos ou
divergentes dos Dez Mandamentos, do Pai-Nosso, do Credo, dos Sacramentos, etc.
Tome, ao contrário, uma única forma e a ela se atenha e a incuta sempre, ano
após ano. Porque pessoa jovens e simples devem ser ensinadas com um texto
uniforme e fixo, pois de outro modo facilmente ficam embaralhadas, se hoje se
ensina de um jeito e no ano seguinte de outro, como se a gente quisesse emendar
o texto. Perde-se com isso todo o esforço e trabalho. Bem viram isso também os
queridos Pais, que, todos, empregaram a mesma forma do Pai-Nosso, do Credo, dos
Dez Mandamentos. Por isso também devemos ensinar essas partes às pessoas jovens
e simples de maneira tal, que não desloquemos nem uma sílaba ou apresentemos ou
repitamos o texto diferentemente de um ano a outro. Escolhe, por isso, a forma
que queres e fica com ela. Agora, quando pregas aos doutos e inteligentes, aí
então podes mostrar a tua erudição, tornando essas partes tão multiformes e
dando-lhes torneios tão magistrais quanto alcance o teu engenho. Com as pessoas
jovens, entretanto, atém-te a uma forma e maneira permanente e fixa, e
ensina-lhes primeiro que tudo, estas partes: os Dez Mandamentos, o Credo, etc.,
segundo o texto, palavra por palavra, de forma que também o possam repetir
assim e decorar.
Mas àqueles que não o querem
aprender, diga-se lhes como negam a Cristo e que não são cristãos. Também não
devem ser admitidos ao sacramento, não devem ser admitidos como padrinhos em
batismos, nem fazer uso de qualquer parte da liberdade cristão, senão que devem
ser entregues ao papa e a seus oficiais, e além disso ao próprio diabo.
Ademais, devem negar-lhes comida e bebida os pais e os amos e comunicar-lhes
que tal gente rude o príncipe expulsará de sua terra, etc.
Pois, ainda que a ninguém se pode
nem se deve obrigar à fé, todavia importa insistir e urgir com o povo para que
saiba o que é justo e injusto entre aqueles com quem querem morar, alimentar-se
e viver. Pois quem quer morar em uma cidade tem a obrigação de conhecer e
observar suas leis, cuja proteção deseja gozar, qualquer que seja o seu caso:
quer creia, quer seja, no coração, em particular, um malvado ou patife.
Segundo. Quando já conhecem bem o
texto, ensina-lhes também o sentido, para que saibam o que significa, e toma de
novo a explanação deste livrinho, ou alguma outra exposição breve e fixa a teu
critério, e permanece nela, não lhe modificando nem uma sílaba, tal como se
acabou de dizer quanto ao texto. E toma tempo para isso. Pois não é preciso que
trates todas as partes de uma tirada, mas uma após outra. Depois de entenderem
bem o primeiro mandamento, toma o segundo, e assim por diante. Em caso
contrário, ficarão abarrotados, de sorte que não vão reter bem a nenhum.
Terceiro. Quando lhes tiveres
ensinado este breve catecismo, toma o catecismo maior e dá-lhes também
conhecimento mais rico e mais amplo. Aqui expõe cada mandamento, petição e
parte, com suas diversas obras, proveitos, benefícios, perigos e danos, como
encontras tudo isso ricamente em tantos livrinhos escritos a respeito. E
martela especialmente no mandamento e parte em que haja maior negligência entre
o teu povo. Por exemplo, o sétimo mandamento, do furtar, deve ser enfaticamente
repisado entre artesãos e comerciantes, como também entre camponeses e servos.
Porque entre tal gente há grande cópia de toda espécie de infidelidade e furto.
Da mesma forma deves enfatizar o quarto mandamento entre as crianças e pessoas
comuns, para que sejam ordeiras, fiéis, obedientes, pacíficas, e importa que
sempre aduzas muitos exemplos da Escritura onde se mostre que Deus castigou e
abençoou tais pessoas.
Aqui também deves insistir
particularmente com as autoridades e os pais, para que governem bem e levem os
filhos à escola, mostrando-lhes porque é sua obrigação fazê-lo e que pecado
maldito cometem se não of azem. Pois com isso derrubam e assolam tanto o reino
de Deus como o reino do mundo, como os piores inimigos de Deus e dos homens. E
frisa bem que horrível dano causam, se não cooperam na educação de crianças
para serem pastores, pregadores, notários, etc., de sorte há de infligir
medonho castigo. Pois é necessário pregar sobre essas coisas. Os pais e
governantes pecam nisso agora de maneira indizível. O diabo também leva de mira
algo de cruel com isso.
Finalmente, como a tirania do
papa está removida agora, não mais querem is ao sacramento e o desprezam. Aqui
de novo é preciso martelar, entendido, porém, que a ninguém devemos coagir a fé
ou ao sacramento, nem determinar lei, tempo ou lugar. Cumpre, isto sim, que
preguemos de tal maneira que eles mesmos, sem lei nossa, se impulsionem e como
que obriguem a nós pastores a que administremos o sacramento. A maneira de
fazer isso é dizer-lhes: Quem não procura nem deseja o sacramento pelo menos
umas quatro vezes ao ano, deve temer-se que tal despreza o sacramento e que não
é cristão da mesma forma como não é cristão aquele que não crê ou não ouve o
evangelho. Pois Cristo não dize: deixai isto, ou desprezai isto, porém: fazei
isto, todas as vezes que o beberdes, etc. Ele quer, na verdade, que se faça
isto, não que seja inteiramente negligenciado e desprezado. FAZEI isto, diz
ele.
Mas, quando alguém não tem o
sacramento em alta estima, isto é sinal que essa pessoa não tem pecado, carne,
diabo, mundo, morte, perigo, inferno, isto é, não acredita em nada disso, ainda
que está metido nisso até às orelhas e é dobradamente do diabo. Por outro lado,
também não precisa de nenhuma graça, vida, paraíso, reino dos céus, Cristo,
Deus, nem de bem algum. Pois se cresse que tinha tanto mal e necessitava de
tanto bem, não deixaria dessa maneira o sacramento, no qual se remedeia esse
mal e tantos bens são dados. Nem seria necessário coagi-lo ao sacramento com
qualquer lei; ao contrário, ele viria por si mesmo, apertando o passo e às
carreiras, obrigaria a si mesmo e urgiria contigo que lhe deveria administrar o
sacramento.
Por conseguinte, ao contrário do
que faz o papa, nenhuma lei deves fazer nesse assunto. Limita-te a apresentar
bem a utilidade e o dano, a necessidade e os benefícios, o perigo e a bênção
ligados a esse sacramento, e então de si mesmos virão, sem coação de tua parte.
Se, entretanto, não vierem, deixa-os ir e dize-lhes que são do diabo os que não
consideram nem sentem sua grande necessidade e a graciosa ajuda de Deus. Se,
porém, não o inculcas, ou se transforma isso em lei e veneno, nesse caso é tua
a culpa pelo fato de desprezarem o sacramento. Como não haveriam de ser
desmazelados, se tu dormes e calas? Portanto, atentai nisso, pastores e pregadores.
Nosso ofício agora se tornou coisa diversa da que foi sob o papa. Agora
tornou-se sério e salutar. Razão por que agora envolve muita fadiga e trabalho,
perigo e tentação, e, além disso, pouca retribuição e gratidão no mundo. Mas o
próprio Cristo quer ser nossa recompensa, se trabalharmos com fidelidade. Que
no-lo conceda o Pai de todas as graças, a quem seja louvor e gratidão
eternamente, por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Os Dez Mandamentos:
Como o chefe de família deve
ensiná-los com simplicidade a sua casa:
PRIMEIRO MANDAMENTO
Não terás outros deuses.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas.
SEGUNDO MANDAMENTO
Não tomarás em vão o nome de teu
Deus.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneira que em seu nome não amaldiçoemos, juremos,
pratiquemos a feitiçaria, mintamos ou enganemos, porém o invoquemos em todas as
necessidades, oremos, louvemos e agradeçamos.
TERCEIRO MANDAMENTO
Santificarás o dia do descanso.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneira que não desprezemos a pregação e a sua palavra, porém
a consideremos santa, gostemos de a ouvir e estudar.
QUARTO MANDAMENTO
Honrarás a teu pai e a tua mãe.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneira que não desprezemos nem irritemos nossos pais e
superiores, porém os honremos, sirvamos, lhes obedeçamos, os amemos e lhes
queiramos bem.
QUINTO MANDAMENTO
Não matarás.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneira que não causemos dano ou mal algum ao nosso próximo
em sua vida, porém lhe ajudemos e o favoreçamos em todas as necessidades da
vida.
SEXTO MANDAMENTO
Não adulterarás.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneira que vivamos vida casta e decente em palavras e ações,
e cada qual ame e honre seu consorte.
SÉTIMO MANDAMENTO
Não furtarás.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneira que não tiremos ao nosso próximo o dinheiro ou os
bens, nem nos apoderemos deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios
fraudulentos, porém os ajudemos a melhorar e conservar os seus bens e o seu
ganho.
OITAVO MANDAMENTO
Não dirás falso testemunho contra
próximo.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneira que não mintamos com falsidade ao nosso próximo, não
o traiamos, caluniemos ou difamemos, porém devemos desculpá-lo, falar bem dele
e interpretar tudo da melhor maneira.
NONO MANDAMENTO
Não cobiçarás a casa do teu
próximo.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneira que não procuremos adquirir, com astúcia, a herança
ou casa do próximo, nem nos apoderemos dela sob aparência de direito, etc.,
porém lhe sejamos de auxílio e serviço para conservá-la.
DÉCIMO MANDAMENTO
Não cobiçarás a mulher do teu
próximo, nem o seu empregado, nem a sua empregada, nem o seu gado, nem coisa
alguma que lhe pertença.
Que significa isso? Devemos temer
e amar a Deus, de maneia que não desviemos astutamente, arrebatemos ou
alienemos a mulher do próximo, os seus empregados ou o seu gado, porém instemos
com eles para que fiquem e cumpram o seu dever.
CONCLUSÃO DOS MANDAMENTOS
Que diz Deus de todos esses
mandamentos? Ele diz: Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a
iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me
aborrecem. Mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e
guardam meus mandamentos.
Que significa isso? Deus ameaça
castigar todos os que transgridem estes mandamentos; por isso devemos temer a
sua ira e não transgredi-los. Mas ele promete graça e todo o bem a quantos os
guardam. Por isso também devemos amar a ele, confiar nele e de boa vontade agir
de acordo com os seus mandamentos.
O Credo:
Como o chefe de família deve ensiná-lo com toda a
simplicidade a sua casa.
PRIMEIRO ARTIGO
Creio em Deus, o Pai
todo-poderoso, CRIADOR do céu e da terra.
Que significa isso? Creio que
Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos,
ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva;
além disso me dá vestes, calçado, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos,
campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o
necessário para o corpo e a vida; protege-me contra todos os perigos e me
guarda e preserva de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por sua paterna e
divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade de minha parte.
Por tudo isso devo dar-lhe faças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe. Isto é
certissimamamente verdade.
SEGUNDO ARTIGO
E em Jesus Cristo, seu único
Filho, nosso SENHOR, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem
Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu
ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, está sentado
à direita de Deus, o Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os
mortos.
Que significa isso? Creio que
Jesus Cristo, verdadeiro Deus, nascido do Pai desde a eternidade, e também
verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria, é meu Senhor, que me remiu a mim,
homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e
do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e
sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em
seu reino, e o sirva em eterna justiça e bem-aventurança, assim como ele
ressuscitou da morte, vive e reina eternamente. Isto é certissimamente verdade.
TERCEIRO ARTIGO
Creio no Espírito Santo, uma
santa igreja cristã, a congregação dos santos, a remissão dos pecados, a
ressurreição da carne e a vida eterna. Amém.
Que significa isso? Creio que por
minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem
vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus
dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim como chama, congrega,
ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva
na fé verdadeira e única. Nesta cristandade perdoa a mim e a todos os crentes
diária e abundantemente todos os pecados, e no dia derradeiro me ressuscitará a
mim e a todos os mortos, e em Cristo me dará a mim e a todos os crentes a vida
eterna. Isto é certissimamente verdade.
Pai-Nosso:
Como o chefe de família deve ensiná-lo com toda a
simplicidade a sua casa.
Pai nosso, que estás nos céus.
Que significa isso? Deus quer
atrair-nos carinhosamente com estas palavras, para crermos que ele é o nosso
verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos, a fim de que lhe roguemos sem
temor, com toda a confiança, como filhos amados ao querido pai.
PRIMEIRA PETIÇÃO
Santificado seja o teu nome
Que significa isso? O nome de
Deus, na verdade, é santo por si mesmo. Mas suplicamos nesta petição que também
se torne santo entre nós.
Como sucede isso? Quando a
palavra de Deus é ensinada genuína e puramente, e nós, como filhos de Deus,
também vivemos uma vida santa, em conformidade com ela; para isso nos ajuda,
querido Pai do céu. Aquele, porém, que ensina e vive de modo diverso do que
ensina a palavra de Deus, profana o nome de Deus entre nós; guarda-nos disso, ó
Pai celeste!
SEGUNDA PETIÇÃO
Venha o teu reino.
Que significa isso? O reino de
Deus vem, na verdade, por si mesmo, sem a nossa prece; mas suplicamos nesta
petição que venha também a nós.
Como sucede isso? Quando o Pai
celeste nos dá o seu Espírito Santo, para crermos, por sua graça, em sua santa
palavra e vivermos vida piedosa, neste mundo e na eternidade.
TERCEIRA PETIÇÃO
Faça-se a tua vontade, assim na
terra, como no céu.
Que significa isso? A boa e
misericordiosa vontade de Deus, em verdade, é feita sem a nossa prece; mas
suplicamos nesta petição que seja feita também entre nós.
Quando sucede isso? Quando Deus
desfaz e impede todo mau intento e vontade que não nos querem deixar santificar
o seu nome, nem permitir que venha o seu reino, tais como a vontade do diabo,
do mundo e da nossa carne; e quando, por outro lado, nos fortalece e preserva
firmes na sua palavra e na fé, até o nosso fim. Essa é a sua graciosa boa
vontade.
QUARTA PETIÇÃO
O pão nosso de cada dia nos dá
hoje.
Que significa isso? Deus, na
verdade, também dá o pão de cada dia sem a nossa prece, a todos os homens maus.
Suplicamos, porém, nesta petição que nos faça reconhecê-lo e receber com
agradecimento o pão nosso de cada dia.
Quando sucede isso? Tudo o que
pertence ao sustento e às necessidades da vida, como: comida, bebida, vestes,
calçado, casa, lar, campos, gado, dinheiro, bens, consorte piedosa, filhos
piedosos, empregados bons, superiores piedosos e fiéis, bom governo, bom tempo,
paz, saúde, disciplina, honra, leais amigos, vizinhos fiéis e coisas
semelhantes.
QUINTA PETIÇÃO
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
Que significa isso? Suplicamos
nesta petição que o Pai celeste não observe os nossos pecados, nem por causa
deles recuse as nossas preces; pois somos indignos de toda as coisas que
pedimos, nem as merecemos; mas no-las conceda todas por graça, visto pecarmos
muito diariamente nada merecermos senão castigo. Assim nós, na verdade,
queremos de nossa parte perdoar também de coração, e de boa vontade fazer o bem
aos que pecam contra nós.
SEXTA PETIÇÃO
E não nos deixes cair em
tentação.
Que significa isso? Deus, em
verdade, não tenta ninguém; mas suplicamos nesta petição que nos guarde e
preserve, para que o diabo, o mundo e a nossa carne não nos enganem, nem nos
seduzam a crenças falsas, desespero e outras grandes infâmias e vícios; e ainda
que tentados, vençamos afinal e retenhamos a vitória.
SÉTIMA PETIÇÃO
Mas livra-nos do mal.
Que significa isso? Suplicamos,
em resumo, nesta petição que o Pai celeste nos livre de todos os males que
afetam o corpo e a alma, os bens e a honra, e, finalmente, quando vier a nossa
hora derradeira, nos conceda um fim bem-aventurado e nos leve, por graça, deste
vale de lágrimas para junto de si no céu.
Amém.
Que significa isso? e estas
petições são agradáveis ao Pai celeste e ouvidas por ele; pois ele mesmo nos
ordenou orar desta maneira e prometeu atender-nos. Amém, Amém, isto significa:
Sim, sim, assim seja.
O Sacramento do Santo Batismo:
Como o chefe de família deve ensiná-lo com toda a
simplicidade a sua casa.
PRIMEIRO
Que é o Batismo? O Batismo não é
apenas água simples, mas é a água compreendida no mandamento divino e ligada à
palavra de Deus.
Qual é esta palavra de Deus? É a
que Cristo Senhor nosso diz no último capítulo de Mateus: Ide por todo o mundo,
ensinai a todos os gentios e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito
Santo.
SEGUNDO
Que dá ou aproveita o Batismo?
Opera a remissão dos pecados, livra da morte e do diabo, e dá a salvação eterna
a quantos crêem, conforme rezam as palavras e promessas de Deus.
Quais são estas palavras e
promessas de Deus? São as que Cristo Senhor nosso diz no último capítulo de
Marcos: Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer, será
condenado.
TERCEIRO
Como pode a água fazer coisas tão
grandes? A água, em verdade, não as faz, mas a palavra de Deus que está unida à
água, e a fé que confia nesta palavra de Deus unida com a água. Pois sem a
palavra de Deus, a água é simplesmente água e não batismo. Mas com a palavra de
Deus a água é Batismo, isto é, água de vida, cheia de graça, e um lavar de
renascimento no Espírito Santo, como diz Paulo na Carta a Timóteo, no capítulo
terceiro: Mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele
derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim
de que, justificados por sua graça, sejamos herdeiros da vida eterna, segundo a
esperança. Isto é certissimamente verdade.
QUARTO
Que significa esta imersão em
água? Significa que o velho homem em nós, por contrição e arrependimento
diários, deve ser afogado e morrer com todos os pecados e maus desejos, e, por
sua vez, sair e ressurgir diariamente novo homem, que viva em justiça e pureza
diante de Deus eternamente.
Onde está escrito isso? Paulo diz
em Romanos, capítulo sexto: Fomos sepultados com Cristo na morte, pelo batismo;
para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai,
assim também andemos nós em novidade de vida.
Como se deve ensinar as
pessoas simples a se confessarem:
Que é a confissão? A confissão compreende duas partes:
primeiro, que confessemos os pecados; segundo, que se receba a absolvição ou
remissão do confessor como de Deus mesmo, sem duvidar de modo algum, mas crendo
firmemente que por ela os pecados são perdoados perante Deus no céu.
Que pecados devemos confessar?
Perante Deus devemos confessar-nos culpados de todos os pecados, também dos que
ignoramos, como fazemos no Pai-Nosso. Mas perante o confessor devemos confessar
somente os pecados que conhecemos e sentimos no coração.
Quais são esses? Considera aqui o
teu estado à luz dos Dez Mandamentos, se és pai, mãe, filho, filha, patrão,
patroa, empregado; se foste desobediente, infiel, indolente, irado, insolente,
contencioso; se fizeste mal a alguém com palavras ou ações; se furtaste, foste
omisso, negligenciaste, cometeste dano.
Por favor, dá-me uma breve forma
de confessar. Falarás ao confessor assim: Venerável e caro senhor, rogo-vos
ouvir missa confissão e declarar-me o perdão de Deus. Eu, pobre pecador,
confesso-me perante Deus de todos os pecados. Particularmente, confesso diante
de vós que sou empregado, empregada, etc., mas, lamentavelmente, sirvo
infielmente ao meu senhor, pois aqui e acolá não fiz o que ordenaram,
encolerizei-os e os movi a maldizerem, fui omisso e permiti que ocorressem
danos. Também fui impudico em palavras e atos, tenho rixado com os meus iguais,
tenho murmurado e praguejado contra a minha patroa, etc. Tudo isto eu deploro e
peço mercê. Quero emendar-me. Um patrão ou patroa dia assim: Particularmente
confesso perante vós que não eduquei fielmente para a glória de Deus os meus
filhos, empregados, mulher. Praguejei, dei maus exemplos com palavras e atos
indecorosos, fiz dano ao meu vizinho, falei mal dele, vendi caro demais, dei
mercadoria falsificada e não em medida íntegra. E o mais que houver praticado
contra os mandamentos de Deus e o seu estado, etc. Mas se alguém não se sente
carregado com tais pecados ou outros, maiores, esse não se deve preocupar ou
procurar ou inventar pecados, fazendo com isso da confissão um martírio, porém
mencionar um ou dois de que tenha consciência. Desta maneira: Confesso,
especialmente, ter-me acontecido que praguejei. Da mesma forma: Certa vez usei
palavras grosseiras, fui desleixado nisso ou naquilo, etc. E considere isto
como suficiente. Se, porém, não tens consciência de nenhum pecado (o que
decerto não deve ser possível), neste caso não menciones nenhum em particular,
mas recebe o perdão com a confissão geral que fazes perante Deus na presença do
confessor.
Então dirá o confessor: Deus seja
misericordioso para contigo e fortaleça a tua fé. Amém. Dize: Crês que o meu
perdão é o perdão de Deus? (o que confessa dirá sim!) Como crês, assim seja
contigo. E eu, por ordem de nosso SENHOR Jesus Cristo, perdôo-te os teus pecados,
em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Vai em paz.
Saberá o confessor consolar e
estimular a fé, com mais passagens, aqueles que sentem grande peso na consciência
ou então aflitos e atribulados. Isto aí apenas quer ser um modo comum de
confissão para pessoas singelas.
O Sacramento do Altar:
Que é o Sacramento do Altar? É o verdadeiro corpo e sangue
de nosso Senhor Jesus Cristo, sob o pão e o vinho, dado a nós cristãos, para
comer e beber, instituído pelo próprio Cristo.
Onde está escrito isso? Assim
escrevem os santos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e São Paulo: Nosso Senhor
Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o
partiu e o deu aos seus discípulos dizendo: Tomais, comei, isto é o meu corpo,
que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Da mesma forma, depois de
cear, tomou também o cálice e, tendo dado graças, deu-lho, dizendo: Tomai e
bebei deles todos. Este cálice é o novo testamento no meu sangue, derramado em
favor de vós para remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o
beberdes, em memória de mim.
Que proveito há nesse comer e
beber? Isso nos indicam as palavras: Dado em favor de vós e derramado para
remissão dos pecados, a saber, que por essas palavras nos são dadas no sacramento
remissão dos pecados, vida e salvação. Pois onde há remissão dos pecados, há
também vida e salvação.
Como pode o ato físico do comer e
beber efetuar tão grandes coisas? O comer e o beber, em verdade, não as podem
efetuar, mas sim as palavras: Dado em favor de vós e derramado para remissão
dos pecados. Essas palavras, juntamente com o comer e o beber físico, são a
coisa mais importante no sacramento. E o que crê nessas palavras, tem o que
elas dizem e expressam, a saber, remissão dos pecados.
Quem recebe dignamente esse
sacramento? Jejuar e preparar-se corporalmente é, sem dúvida, boa disciplina
externa. Mas verdadeiramente digno e bem preparado é aquele que tem fé nestas
palavras: Dado em favor de vós e derramado para remissão dos pecados. Aquele,
porém, que não crê nessas palavras ou delas duvida, é indigno e não está
preparado, pois as palavras por vós exigem coração verdadeiramente crentes.
Orações:
Como o chefe de família deve ensinar a sua casa a orar de
manhã e de noite.
BÊNÇÃO DA MANHÃ
De manhã, quando te levantas,
benzer-te-ás, dizendo: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Então, de joelhos ou de pé, dize
o Credo e o Pai-Nosso. Se quiseres, podes dizer mais esta pequena oração:
Meu Pai celeste, graças te dou,
por Jesus Cristo, teu amado Filho, por me haveres defendido de todo o dano e de
todos os perigos da noite passada, e peço-te que me preserves também neste dia
do pecado e de todo o mal, para que todas as minhas ações e a minha vida te
agradem. Nas tuas mãos me entrego, de corpo e alma, bem como todas as coisas.
Esteja contigo o teu santo anjo, para que o inimigo maligno não tenha poder
algum sobre mim. Amém. Feito isto, começa o teu trabalho alegremente, cantando
um hino, como por exemplo sobre os Dez Mandamentos ou sobre qualquer coisa que
a tua devoção te sugerir.
BÊNÇÃO DA NOITE
À noite, quando te recolhes,
benzer-te-ás, dizendo: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Então, de joelhos ou de pé, dize o Credo e o Pai-Nosso. Se quiseres, podes
dizer mais esta pequena oração: Meu Pai celeste, graças te dou, por Jesus
Cristo, teu amado Filho, por me haveres protegido bondosamente neste dia, e
peço-te que me perdoes todos os pecados e o mal que fiz e me protejas por tua
graça nesta noite. Nas tuas mãos me entrego, de corpo e alma, bem como todas as
coisas. Esteja comigo o teu santo anjo, para que o inimigo maligno não tenha
poder algum sobre mim. Amém. Feito isto, dorme sem demora e de coração alegre.
ORAÇÕES DA MESA
Antes das Refeições:
Os filhos e os empregados
achegar-se-ão à mesa com as mãos juntas e reverentemente, e dirão: Os olhos de
todos esperam em ti, Senhor, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Abres
a tua mão e satisfazes os desejos de todos os viventes.
Depois se dirá o Pai-Nosso e a
oração seguinte: Senhor Deus, Pai celeste, abençoa-nos a nós e a estes teus
dons que de tua bondade recebemos, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Após as Refeições:
Igualmente, depois da refeição,
dirão, reverentemente e com as mãos juntas: Louvai ao Senhor, porque ele é bom,
e a sua benignidade é para sempre. É o que dá mantimento a toda a carne, o que
dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam. Não se deleita
na força do cavalo nem se compraz nas pernas do varão. O Senhor se agrada dos
que o temem e dos que esperam na sua misericórdia. Depois o Pai-Nosso e a
oração seguinte: Graças te damos, Senhor Deus Pai, mediante Jesus Cristo, nosso
Senhor, por todos os teus benefícios, tu, que vives e reinas para sempre. Amém.
Tábua dos Deveres:
Alguns versículos da Escritura Sagrada para as várias
situações e estados da vida dos cristãos pelos quais o mesmo deve ser
admoestado a respeito dos seus deveres.
AOS PASTORES
É necessário que o bispo seja
irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto,
hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém
cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a sua própria casa,
criando os filhos sob disciplina, com todo respeito; não seja neófito, para não
suceder que se ensoberbeça, e incorra na condenação do diabo; para que tenha
poder, assim para exortar pelo reto ensino como para convencer os que
contradizem. (1 Timóteo 3.2,3,4,6; Tito 1.9)
O QUE OS OUVINTES DEVEM AOS SEUS
PASTORES
Comei e bebei do que eles
tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário (Lucas 10.7). Ordenou
também o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho (1 Coríntios
9.14). Aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as
coisas boas aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba
(Gálatas 6.6-7). Devem ser considerados merecedores de dobrada honra os
presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e
no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o grão. E
ainda: O trabalhador é digno do seu salário (1 Timóteo 5.17-18). Rogamos,
irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós, os que vos presidem
no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração,
por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros (1 Tessalonicensses
5.12-13). Obedecei aos vossos guias, e sede submissos para com eles; pois velam
por vossas almas, como quem deve prestar contas, para que façam isto com
alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros (Hebreus 13.17).
DO GOVERNO
Todo homem esteja sujeito às
autoridade superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus. De
modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que
resistem trarão sobre si mesmos condenação; porque não é sem motivo que ela
traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador para castigar o que pratica o
mal (Romanos 13.1-2,4).
AOS CIDADÃOS
Dai a César o que é de César, e a
Deus o que é de Deus (Mateus 22.21). É necessário que lhe estejais sujeitos,
não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
Por esse motivo também pagais tributos: porque são ministros de Deus, atendendo
constantemente a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem
tributo, tributo; a quem honra, honra (Romanos 13.5-7). Antes de tudo exorto
que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em
favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham
investidos de autoridade, par que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda
piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador (1
Timóteo 2.1-3). Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades;
que sejam obedientes (Tito 3.1). Sujeitai-vos a toda instituição humana por
causa do Senhor; quer seja ao rei, como soberano; quer às autoridades como
enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores, como para louvor dos que
praticam o bem (1 Pedro 2.13-14).
AOS MARIDOS
Maridos, vós, igualmente, vivei a
vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa
mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso que sois
juntamente herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam vossas
orações. (1 Pedro 3.7) E não as trateis com amargura (Colossenses 3.19).
ÀS ESPOSAS
Vós, mulheres, sede submissas a
vossos próprios maridos, como ao Senhor, como fazia Sara, que obedeceu a
Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem
e não temendo perturbação alguma (Efésios 5.22; 1 Pedro 3.6).
AOS PAIS
Vós, pais, não provoqueis vossos
filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios
6.4; Colossenses 3.2).
AOS FILHOS
Filhos, obedecei a vossos pais no
Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro
mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a
terra (Efésios 6.1-3).
AOS EMPREGADOS E TRABALHADORES
Vós, servos, obedecei a vossos
senhores segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração,
como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como
servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; servindo de boa
vontade, como ao Senhor, e não como a homens, certos de que cada um, se fizer
alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer
livre (Efésios 6.5-8).
AOS PATRÕES
Vós, senhores, de igual modo
procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles
como vosso, está nos céus, e que para com ele não há acepção de pessoas
(Efésios 6.9).
À MOCIDADE EM GERAL
Vós, jovens, sede submissos aos
que são mais velhos; outrossim no trato de uns com os outros, cingi-vos todos
de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a
sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em
tempo oportuno, vos exalte (1 Pedro 5.5-6).
ÀS VIÚVAS
Aquela que é verdadeiramente
viúva, e não tem amparo, espera em Deus e preserva em súplica e orações, noite
e dia; entretanto a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta (1
Timóteo 5.5-6).
A TODOS EM GERAL
Amarás ao teu próximo como a ti
mesmo (Romanos 13.9). Exorto que se use a prática de súplicas, orações,
intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens (1 Timóteo 2.1).
Aprendam todos a lição.
E em tudo em casa bem irão.
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